Hipoglicemia
Glossário de Saúde do Einstein
CID 10 - E16.2
- Condição
A hipoglicemia é uma condição potencialmente grave que é caracterizada por uma baixa quantidade de açúcar no sangue, geralmente abaixo de 70 miligramas por decilitro.
Sintomas
Os sintomas da hipoglicemia incluem confusão mental, tontura, palpitações, tremores e ansiedade. Em casos mais graves, pode desencadear crises convulsivas, perda de consciência e até risco para a vida.
Causas
A queda nos níveis de glicose no sangue típica da hipoglicemia pode ser causada por jejum prolongado, excesso de exercícios, ingestão exagerada de álcool e uso inadequado de medicamentos contra o diabetes, entre outros fatores.
Diagnóstico
O médico pode suspeitar da hipoglicemia a partir dos sintomas. A confirmação do diagnóstico, se necessária, pode ser feita através de exames de sangue para medir a glicemia.
Método de prevenção
O melhor método de prevenção para a hipoglicemia é manter uma alimentação equilibrada, não ficar em jejum por muito tempo e praticar exercícios com moderação. Pessoas com diabetes devem conhecer bem o próprio tratamento para não errarem na dose.
Tratamento
A hipoglicemia pode ser controlada ingerindo bebidas e alimentos ricos em carboidrato simples, como suco de laranja. Esses itens restabelecem rapidamente a quantidade de glicose no sangue. Remédios podem ser usados e é importante abordar o que provocou a hipoglicemia.
Duração
Uma crise de hipoglicemia tende a se normalizar em até duas horas após o tratamento.
Contagiosa?
A hipoglicemia não é contagiosa.
Pode ser contraída mais de uma vez?
É possível ter inúmeros episódios de hipoglicemia ao longo da vida.